Pular para o conteúdo principal

O Significado do Natal!

                                                   Paixão da Pathé - Ferdinand Zecca, 1902


Muita gente já escreveu, pensou e leu sobre o Natal... Em geral nós andamos reclamando que ele perdeu seu significado, que está tudo deturpado, que as pessoas só pensam em comer e beber, que se esqueceram do aniversariante, etc.

Bem, então, pensei, por que não buscar o significado do Natal?

Pensar este dia como uma data de comemoração de aniversário, parece ser uma idéia que já fracassou. Funcionou em algum momento, mas agora já não é mais suficiente. Pensar que é o dia consagrado a Mitra, o Sol invencível, e absorvido pela Igreja Católica, também não ajuda. Não pode ser verdade, que o dia dedicado à lembrança do nascimento do homem mais importante do ocidente, esteja perdendo seu significado, sua importância para um Chester, um pernil, um peru... Muitos de nós pensamos nele todos os dias, uns até conversam com ele; outros não conseguem viver sem ele, e outros apesar de tentarem não conseguem ignorá-lo...

Tudo o que diz respeito ao Natal nos parece coletivo, talvez tenha nos sido ensinado assim... Comemoram essa data como um momento de Amor, fraternidade, solidariedade, troca de presentes... mas não é, não pode ser, por que se não ela não perderia o seu sentido... Também quiseram que comemorássemos com o momento em que o Nosso Salvador veio ao mundo para nos libertar do pecado... sinto que esta agora soou no vazio...

Senti então que se houve ou há algum significado, ele só poderia ser muito subjetivo, muito individual. Achei então que eu deveria buscar em mim o motivo real para comemorar, não aquele que me ensinaram, mas aquele que está por trás da minha fala quando digo que o Natal perdeu o significado, o que eu quero dele afinal?!

Conhecer Jesus Cristo só pode ser um aprendizado, e algo experienciado, ao longo dos anos. Lembro-me de minha mãezinha, segurando minhas mãozinhas postas, uma em direção a outra, em ato de oração e me ensinando O Pai Nosso, antes de eu ir dormir. Era difícil lembrar das frases...às vezes eu as trocava, mas rezar direito e antes de dormir, era uma necessidade... Minha mãe pacientemente repetia as palavras comigo, sorria, corrigia e começava de novo. Acho que Deus, se ouvia, achava graça.

Quando mais tarde comecei a ter medo de escuro, era na oração que eu confiava, e era para Jesus que eu orava, até adormecer, ou correr pra cama da minha mãe. Então, Jesus, que era muito desconhecido para mim, era alguém poderoso e forte o bastante para afastar todos os monstros, inclusive o maior deles, o meu medo. Era ele quem me reconfortava para dormir seguro, quando dezenas de olhos me espreitavam à noite, quando ruídos estranhos teimavam em se repetir pelo meu quarto, era ele que me acalmava, mesmo quando a oração parecia ter falhado e todos os espíritos maus continuavam ali.

Na Igreja, eu aprendia a ler as imagens, e elas eram sobre Jesus. Eu via cenas que eu ainda não sabia o que eram, e ficava basbaque com a beleza, e curioso para saber, o que eram, por que estavam ali. No teto, na nave principal da matriz, desenhos de âncoras, navios afundando, cordeiros estranhos, segurando uma bandeira esquisita no bracinho, pessoas se afogando, nuvens, céu e sol, e aquelas lindas criaturas adornadas de asas, que mamãe me ensinou cedo serem anjos. Os anjos da Guarda. Tudo era mistério... o desconhecido sussurrava para mim naquelas pinturas, encantava... e ficava chamando: vem... vem... E eu segui, e isso mudou o rumo da minha vida.

No início da puberdade, com as naturais dificuldades de desenvolvimento sexual, sem ter com quem falar, nem para quem pedir ajuda, era com ele que eu falava, mesmo que tudo parecesse estranho, pecado, esquisito e que não era para ser falado com ele, mas... eu não tinha mais ninguém... Então nessas horas ele me pegava no colo e eu chorava...até ele me dar paz.

Quando a pobreza e a miséria eram tantas que não sabíamos o que íamos comer... bem, era para ele que minha mãe rezava e pedia... E, sempre dava certo, pois conseguíamos pegar uns peixinhos na beira do rio. Quando a morte em família nos abatia era a ele que nós amávamos e culpávamos, até conseguirmos novamente sorrir.

Quando fiquei mais adulto e estudei tudo o que pude sobre Jesus Cristo, ele ficou distante, ficou velho dois mil anos ou mais. Já não podia chamar seu nome sem me auto criticar, já não podia ter medo de escuro, por que ele não viria para me ajudar... O mundo tentou arrancá-lo de mim com muito mais força do que tentou me o dar... A confiança cega na sua presença acabou... Mas, minha necessidade dele era tão mais forte que acabei criando razões sólidas para a sua existência e permanência, e ele deixou de ser crença para se transformar em realidade.

Quando desejei fazer meu melhor trabalho, era ele quem estava lá...

Enfim, quando tive medo, ele me protegeu, quando sofri me confortou, quando errei me levantou, quando precisei de sentido na vida ele me o deu, quando preciso de companhia, ou sofro por solidão, ele está comigo. Estranhamente, jamais orei para os santos e nem para a virgem Maria, sempre foi Jesus...

Então, para eu sentir o que é Natal, para eu saber qual o seu significado, imaginei... fiz muito esforço, imaginei a minha vida sem tudo isso, imaginei um momento onde ele não estivesse... E foi como se eu sentisse toda a dor e solidão do mundo, só que sem fuga, sem esperança... Aí eu soube o que era o Natal, foi um momento muito antes de mim, que garantiu que alguém, que nem era nascido ainda, pudesse ter paz, conforto, amor e esperança; e que no meu caso, não era coletivo, pois muitas vezes... as pessoas não queriam estar comigo, então...éramos só eu e ele. É isso o Natal na minha vida, o momento em que ele nasceu para mim e para o mundo. Ele é a luz nas trevas, o caminho dos sem direção, á água viva dos que têm sede de vida. O único amor dos que não têm um amor, a paz dos ansiosos, me deu o mundo, mas deixou claro que não pertenço a ele e sou seu.

Para mim, as frases que serão sempre Natal em meu espírito: “os sãos não precisam de médico...” e “Vinde a mim todos vós que estais sobrecarregados que eu vos aliviarei, pois leve é o meu fardo e suave o meu jugo...”

Feliz Natal! Comamos nossos perus em paz, ele não está nessas coisas. E nem a comida e nem as bebidas, nos fazem mal, pois “o mal é o que sai pela boca do homem...” O Natal para mim agora é um momento, um momento de profunda intimidade entre eu e ele. Que olhando para dentro de si você possa também encontrar o sentido e o significado do Natal. E obrigado por serem meus amigos, pois por amá-los e querer dizer coisas boas para todos vocês, pude olhar para dentro de mim e estar mais feliz. Os amigos são o espelho do que somos.



Luiz Antonio Vadico

Comentários

Karina Viega disse…
Belo texto, Belo pensamento, Belo entendimento...

Ah, o Natal...

Embrulhado numa caixa enfeitada, levado às mãos de cada um, sem requisição de compra, sem efetuação de pagamento, o Natal nos vem pré-fabricado, um produto “Monte Você Mesmo!”.
A maioria, em deslumbramento, retira o conteúdo de dentro e esquece o manual lá no fundo. Diante dos pedaços espalhados - encantados de possibilidades, inicia-se a montagem numa boa intenção, mesmo sem a devida instrução.
Por vezes o artefato aparenta-se montado, porém resta uma peça (só)çobrando-se no chão. Pode ser que todas as peças sejam utilizadas, porém a imagem montada não reflete a fotografia na embalagem estampada. Alguns de senso bom talvez até consigam êxito.
Entrementes, o modo de uso não se dá por intuição (embora haja quem assim proceda), a descrição do funcionamento está no manual de instrução, não lido e esquecido na caixa provavelmente jogada no lixo.
Revire o lixo, encontre a caixa. Caso ache-a, leia o manual. Quem sabe você entenda a montagem, o uso e a função do Natal.
(O entendimento varia conforme a interpretação.)

Minha caixa foi carregada pelo caminhão antes que eu pudesse recuperar o manual...

Já que porções de felicidade nunca empanzinam - mesmo assim sendo assim - desejo-lhe um feliz Natal!

http://passarinhonagaiola.wordpress.com/


karina viega

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív