Pular para o conteúdo principal

Covardia emocional... dar um tempo...

Vamos lá, se é pra falar vamos, falar! To cansado da vida pós-moderna, principalmente no que diz respeito aos relacionamentos amorosos. As transformações ocorreram rápido demais, mudaram os códigos, agora é por e-mail, por msn, por facebook, orkut, etc, que as pessoas se conhecem e se estranham.

Venho notando que uma coisa esquisita anda acontecendo com muita freqüência. Os relacionamentos podem nascer virtuais ou não, mas terminam de forma virtual. Uma série de casos já me foram narrados e eu fui vítima em ao menos três. Vítima?! Sim, é um caso de vitimação.

Vamos lá para o que acontece. Você conhece alguém, flerta, troca sorrisos, nomes e sobrenomes... Beija, aumenta a intimidade, vai sentindo a pele da outra pessoa... se acostumando, com o cheiro, com a voz... com a presença. Aos poucos este primeiro encontro vai se repetindo, cada um com uma intensidade e estória diferentes. Aí, você apresenta pra família, aquela expectativa natural com “será que minha mãe vai gostar?” Que logo é vencida, e a pessoa amada chega a ser apresentada para seu amigos e colegas de trabalho. Você sente falta, investe, deseja presença, é como seu melhor alimento, é como ser chocólatra e ter dinheiro para comprar bons chocolates.
Vocês saem, fazem juras de amor. Já têm restaurante predileto, garçons que os conhecem... E, de repente, você percebe que ao menos sabe direito onde fica a casa dos pais dela. Sabe onde fica o trabalho, mas não conhece os amigos... Mesmo assim, você continua, por que evidentemente, uma hora essas coisas vão acontecer.

Alguns finais de semana juntos...cineminha...filminho...chuva, restaurantes caros... cafés da manhã também caprichados. As mocinhas dos cafés já os cumprimentam pelos nomes e sorriem.. com aquelas caras dizendo “Aqueles dois acabaram de transar”. E vocês, até fazem planos para viajar no feriado... E você começa efetivamente a pagar as prestações da viagem, quase uma lua de mel...

As pessoas falam que seu astral anda bem e que tudo vai bem na sua vida... Você está feliz, a outra pessoa parece estar feliz... Enfim, até começaram a usar uma aliança de compromisso, como se precisasse, precisava... e, cara. Pois ela insinuou que isto seria importante... e lá vai você, nem precisa falar, basta insinuar...

Mas até aí, tudo bem, gaste com quem você ama, é melhor do que pagar imposto de renda. E gaste muito por que gastar permite sorrirem juntos e isso é importante numa relação.

Ela por seu lado, é carinhosa, mas não exageradamente, telefona às vezes fazendo surpresa, é doce e meiga no fone...

Bem... algumas vezes que vocês marcaram de sair ela mudou de idéia na última hora e te deixou na mão, mas tudo bem, era um compromisso de família – bem, não faz mal que você ficou sozinho, desta vez... no dia seguinte, ela não vem, está de ressaca... ok, passou o final de semana sozinho. Respira fundo, é paciente e começa tudo de novo na nova semana. Afinal, ela te dá um grande retorno quando vocês estão juntos. E é sex quando usa suas roupas, fora as que você deu pra ela que lhe caíam muito bem... Só então começa a perceber que é difícil estarem juntos.
A sua faxineira adora ela, sua mãe adora ela, seus amigos dizem que foi feita pra você. Aí, num destes finais de semanas onde parece que a comunicação não funciona, o celular dela já havia dado defeito antes, difícil de conversar... Você insiste e consegue um pouco da rotina de sempre, mas aí..chega um outro dia em que não consegue falar de novo, e de novo, ela te liga e diz “preciso de um tempo...”

Você chocado, pasmo, sem saber do que se trata... e ela só diz coisas sem nexo. Chora no telefone... desliga. E você tenta ligar de volta, fone desligado, tenta, tenta, tenta... “deixe o seu recado após o sinal”

Aí ela manda e-mail, pedindo desculpa, mas precisa de um “tempo”, você manda outro todo compreensivo, e ela nunca mais te responde. Você manda mais e-mails, você insiste no fone. Nada. “Deixe o seu recado após o sinal” tuuuuuuuuu.

Você conversa com os amigos, tenta descobrir uma saída... “tiro a aliança ou não tiro” “Tô esperando o que? O fim oficial?” “E se voltar?” “Eu quero de volta?” “E aqueles momentos em que ela me deixava inseguro, o que farei com eles no futuro se ela voltar?” “E se ela foi ficar com outro?” “E se foi fazer um teste não gostar e voltar?!” “Agora é moda fazer isso?”

De repente lhe arrancam a pessoa para quem você disse as palavras mágicas: “Eu te amo” e de quem você ouviu a mesma coisa, mas antes mesmo que o texto parasse de ecoar no ar, ela sumiu. As pessoas te olham com aquela cara de que você está sem um pedaço. E você louco, pois não sabe o que fazer. Quer saber o que ocorreu, quer explodir, mas não pode, quer implorar, mas isso você já fez ligando um milhão de vezes; quer impedir o fim, mas ela não disse que era o fim... E aí, você compreende...

Faça o que fizer, provavelmente acabou. Mas, este não é o problema, não é?! O problema é que você chorou e fumou sozinho! Você teve insônia, foi para o trabalho destruído. Você falava com ela todos os dias, torpedeava: “Boa dia amor”. Escrevia até umas frases literárias... tentava até fazer pequenas safadezas por telefone... Mas, agora, é apenas um imenso vazio. Não importa quanto você lute. Descobre que não sabe de verdade onde ela mora. Descobre que não tem o telefone dos pais, descobre que só sabe o endereço do trabalho, mas já sabe que ir lá e dar baixaria está fora de cogitação, esta humilhação você não irá passar...

Mas, o que aconteceu? Você sempre disse as palavras certas, procurou fazer tudo certo... por que alguém chora ao telefone, e vai embora e não te dá chances de ao menos saber o que aconteceu de verdade? A pessoa não te dá defesas, te deixa com a responsabilidade da merda sozinho... Se você procura...”você não me deu o tempo que pedi...” Se você não procura...”Ah, nossa tinha até me esquecido de você...” Se você liga e não atendem...”Você é um psicopata, está me perseguindo...” Enfim, a pessoa pode até ser legal... mas, quando ela faz isso... ou não sabe o que está fazendo ou é safada; se quiser “dar tempo” dê tempo, diga quanto dias, quantos meses, combine as regras, pode ligar não pode ligar... “encontrar?” “Talvez...” e assim vai. Agora “dar um tempo” e fingir que foi morar na lua...é demais.

A pessoa que mais participava da sua vida, de repente, sem aviso nenhum, vai embora...e ainda te faz se sentir o pior dos homens...Você não pode chorar por que não sabe se acabou, não pode sair com outras pessoas por que não sabe se acabou... Só pode esperar feito um idiota, um tempão... e depois de sabe-se lá quantos dias ou semanas, conclui que a pessoa não irá ligar jamais... Se você sofre? Quem se importa?! É só desligar o telefone, bloquear o seu numero... ignorar seus e-mails, deletar o MSN, limpar o Orkut..e pronto. Te fodem...e todo mundo quer apenas que você se conforme...e respeite a outra pessoa.. ahan...

Cansei. Isso se chama Covardia! É covardia machucar alguém e sair correndo. É covardia pedir tempo sem dizer o que é. “Tempo” quanto tempo? Nunca sabem te dizer quanto tempo é o bastante. É covardia pedir “Tempo” ao invés de terminar. E se terminar, ao menos termine olhando no rosto... Será que as pessoas agem assim por que tem medo de apanhar?! Juro não acho compreensível que, depois de tantas coisas que a modernidade fez por todos nós ela conseguiu fazer o maior milagre, pegar pessoas inteiras e fazer com que elas simplesmente desapareçam da sua vida!

A pessoa se deleta. E você, fica lá com cara de quem deu “vírus no micro” e perdeu tudo. Mas, puta-que-o-pariu! É a sua vida, são suas emoções, não é a merda de um computador.

To cansado de “dar um tempo” To cansado de covardes emocionais!







Comentários

Anônimo disse…
caraca
você jura que isso aconteceu contigo? eu achei que só as mulheres tomavam esse tipo de perdido.

eu acho um horror toda essa situação também. e passei por ela nao faz muito tempo.

enfim, dar um tempo é mesmo covardia.
Luiz Vadico disse…
Juro, e mais de uma vez... Logo serão três personagens importantes da Disney, Mickey Mouse, Pato donal e Pato Vadico.
O pior tempo que existe é aquele que é tomado pelos ecos mudos da eternidade.
Iracema disse…
Eu também já passei por isso. E já fiz passarem também. É uma situação horrível. Não faço mais e não quero que façam mais comigo. Isso tudo o que você escreveu é verdade.
Fica a angústia e a sensação de não ser amado.
Luiz Vadico disse…
Pois é, Iracema, a situação de dizer para alguém que ~"não vai rolar" é muito constrangedora, masé honesta, n´?! Nada melhor do que a honestidade. Abração e obrigado pela participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív